quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Livro: Os Simpsons e a Filosofia

Ia eu andando tranquilamente no shopping quando resolvi dar um passeio na livraria (amo fazer isso e faço todas as vezes que vou no shopping). Amo ler, amo livros, amo cheirinho de livro novo, amo gastar meu tempo em livrarias rsrs. Mas voltando ao que estava dizendo, quando me deparei com o livro Os Simpsons e a Filosofia. A principio me chamou a atenção a capa e o nome por ser dos Simpsons (sou fã número um desse desenho e sobre tudo de Homer). Ao ler a sinopse fiquei mais interessada ainda. Ele traz características do desenhos e seus personagens e compara com nossa realidade de uma maneira brilhante. Esta está sendo uma leitura extremamente agradável e recomendo esse livro para vocês.

SINOPSE

'Os Simpsons e a Filosofia' traz uma série de análises a respeito da ironia e da irreverência de uma das comédias da televisão mundial - 'Os Simpsons'. Profissionais da Filosofia e de outras áreas do saber reúnem-se para desvendar questões filosóficas levantadas pelos personagens, enredos e pensamentos da série, mostrando que pode haver seriedade por trás de um programa que vai muito além da história de um 'bobão' e sua família. Os ensaios aqui reunidos são provocantes, reflexivos e muito divertidos de se ler. Há textos que comparam Os Simpsons a outras séries televisivas, como Os Flintstons; outros que traçam paralelo entre série e filmes como Psicose, Pulp Fiction Tempos de Violência, O Retrato de Dorian Gray e Os Bons Companheiros; e outros ainda mais inusitados, aproximando a história dessa família ao cerne do pensamento filosófico, a exemplo dos capítulos "Homer e Aristóteles", "Lisa e o anti intelectualismo americano" e "Assim falava Bart: Nietzsche e as virtudes de ser mau"...


Mais uma vez recomendo e desejo a vocês uma ótima leitura e reflexão. Se possível trazer para debate algumas questões. Vale realmente a pena!!!!


4 comentários:

  1. Olá querida Roberta, boa noite!
    Cá estou para desejar a você e sua família um Natal de luz, que o menino Jesus esteja presente em sua vida, não só neste dia, mas em todos que estão por vir... Para o próximo ano, desejo que nossa amizade se fortaleça cada vez mais! Obrigada pelo carinho a pela amizade durante este ano que esta findando... Que venha (2014)!
    Feliz Natal ! ! ! Feliz Ano Novo! ! !
    Beijos carinhosos
    Marilene

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro e adorei a dica pois tb sou fã dos Simpsons! bjs,

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem interessante. Acho q vou dar para minha sobrinha, mas vou acabar lendo! haha
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir